sábado, 24 de dezembro de 2011

Sexo na gravidez: pode ou não pode?

 Esta é uma dúvida que paira na cabeça de várias mamães de primeira viagem – Sexo na gravidez – Proibido ou Permitido? – Pronto. Agora papais e mamães de primeira viagem já podem respirar aliviados: segundo matéria publicada em um periódico da Associação Médica Canadense, sexo durante a gravidez é seguro, na maioria das situações. A notícia vale para as mulheres com gestação de baixo risco, na qual o casal pode praticar à vontade, desde que não gere incomodo para o casal, principalmente a mamãe.

Em muitos casos, os parceiros temem que o sexo possa machucar o feto ou acabar por antecipar o parto. A pesquisa revela que não há nenhuma razão para se preocupar,exceção às gestações de alto risco, quando o médico recomenda a mamãe repouso.Nesses casos, os estudos são raros e contraditórios e o mais seguro é evitar qualquer tipo de exercício, incluindo sexo, e procurar informações com seu médico a respeito.

Apesar das incertezas que envolvem essas pesquisas, os autores apontam algumas situações que podem influenciar a decisão do casal. Mulheres que têm histórico de parto prematuro ou que estão carregando mais de um bebê em sua barriga, por exemplo,devem redobrar o cuidado, outra situação de risco é quando a futura mamãe apresenta placenta prévia, situação em que a placenta se implanta no colo do útero. Nesse caso, a introdução do pênis, de um dedo ou até mesmo de algum brinquedinho sexual pode atingir a placenta, causando sangramentos e hemorragias.

O sexo oral durante a gravidez também apresenta algumas particularidades. Segundo os pesquisadores, a mulher deve se certificar que o homem não sopre ar diretamente navagina, com o risco de que a entrada súbita de ar possa atingir a corrente sanguínea da mulher no útero e bloquear um vaso sanguíneo. A condição, chamada de embolia aérea, é extremamente rara, mas pode ser fatal para a mamãe e para o futuro bebê.

Contudo, sendo a gestação de alto risco ou não, vale a pena lembrar que as medidas de proteção contra infecções e doenças sexualmente transmissíveis devem ser tomadas corretamente, pois podem causar problemas à mulher e também serem transmitidas ao feto. Em resumo, durante a gravidez, sexo seguro é essencial.

Para aqueles que optarem pela prática sexual durante a gravidez, recomendo acessarem o artigo abaixo, onde se apresentam as posições mais confortáveis para a futura mamãe.

semessadeamelia@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário