sábado, 26 de novembro de 2011

Ahhh Mario Lago!

Ator, compositor, poeta, escritor, boêmio e militante político. Um homem multifacetado. Soberano em sua inteligência. Ia se chamar Mário de Pádua Jovita Corrêa do Lago. Só que na hora em que o seu pai ia registrá-lo achou que era nome demais para uma criança que poderia até mesmo não vingar. Mario era o filho do maestro Antônio Lago e de Francisca Maria Vicencia Croccia Lago. Um bebê comprido e magro, de 49 centímetros e pouco mais de dois quilos.

O danado do menino não só vingou, como viveu 90 anos. Alguém tem noção do que é viver 90 anos? O boêmio Mario Lago morreu em 2002 em sua casa de enfisema pulmonar. Se estivesse vivo, completaria hoje 100 anos. Foi um dos artistas mais produtivos de seu tempo. Entre uma de suas produções cito a que mais nos interessa. A composição “Amélia”. Ai que saudades da Amélia...

Amélia era a descrição daquela mulher idealizada. Aquela que “não tinha a menor vaidade”. Mas será que ela realmente uma mulher de verdade? Aí "Amélia" tornou-se sinônimo de mulher submissa, resignada e dedicada aos trabalhos domésticos. Submissa? Resignada? Trabalhos domésticos? Alguma mulher consegue se imaginar assim hoje?

Não podemos culpar o Mario. Ele foi criado em uma época em que mulher não tinha direitos, vontades, anseios. Em que uma mulher não poderia em hipótese alguma contestar uma ordem do homem mais próximo, fosse ele pai, marido ou até mesmo irmão. É, as mulheres mudaram (graças a Deus). O mundo mudou. Mas ficou a dúvida. A mulher ideal de Mario Lago era aquela que ele



“Nunca vi fazer tanta exigência
Nem fazer o que você me faz
Você não sabe o que é consciência
Nem vê que eu sou um pobre rapaz
Você só pensa em luxo e riqueza
Tudo o que você vê, você quer
Ai, meu Deus, que saudade da Amélia
Aquilo sim é que era mulher

Às vezes passava fome ao meu lado
E achava bonito não ter o que comer
Quando me via contrariado
Dizia: "Meu filho, o que se há de fazer!"
Amélia não tinha a menor vaidade
Amélia é que era mulher de verdade”


E a mulher ideal de hoje? Qual é? Por que vocês não nos respondem? Vamos postar as melhores respostas. Estamos esperando! E ahhh, Sem Essa de Amélia, Mario!



Por Karoliny Dias
semessadeamelia@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário